A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

21/01/2008

O TEMPO SE SOLTA DOS RELÓGIOS!







O que mata um jardim,Não é o abandono...
O que mata o jardim é esse olhar vazio,
De quem por ele passa indiferente.


O grande tormento do ser humano,as dúvidas que sobrevoam seu universo e o eleva a uma forma de pensamento que tenta desconstruir ''o absoluto'' para uma tentativa de buscar valores morais que não estejam relacionados com o sagrado ou Deus,isto já veio no principio de tudo, o sentimento que impulsiona a existencia,que faz arder em indagações e aumentou ao logo da história da humanidade, uma dúvida inquieta - existe um ser? é possivel existir um Deus?O mundo secularizado no presente tenta derrubar com todas as sortes de ilusões oferecidas pelo avanço tecnológico, para temporariamente aliviar a crise existencial do ser humano.O grito aflito pedindo socorro há uma moral agregadora para subistituir o que falava e não se fala mais - o Deus qua antigamente conversava com o ser homem reservou-se o direto de não falar mais? Não,simplesmente o homem socializado perdeu o sentido existencial que nos faz perceber que somos parte de uma constituição que abragem tudo que percebemos de dentro para fora e de fora para dentro,isso sim, é uma percepção que liga sua existencia ao sagrado profundamente e inabalável,por que faz parte de toda essa criação e os valores morais surgem como fenômenos de toda essa interação dependente do divino,uma dança entre ''o absoluto e sua criação".

No momento que o ser objeto perde esse sentido o sintoma é a cegueira,a dúvida,os transtornos existenciais, então o caminho é uma busca por fenômenos morais que não vem do ''absoluto'' e sim, de uma luz humana sem qualquer relação com o sagrado.Esse é o problema que atormentou os existencialistas Heiddeger e Jean Paul Sartre e antes deles Nietzsche. Nietzsche com ''Deus está morto'' ,Heiddeger na idéia de ''o renascer de Deus'', Sartre chama de ''o absurdo"com a livre invenção de sentido e valor. Eles se desligaram daquilo que ''é'' e de que se constitui,que faz parte de uma constituição ''absoluta'' que liga o ser existente aquilo que está acima disso, quando há essa reciprocidade ,há Deus, ai ela passa a ser isso, uma atitude antológica relativo ao ser em si mesmo, em sua dimensão ampla e fundamental, o contrario é viver as margens das especulações filosóficas,teológicas,vindo de dentro para fora, é o distanciamento de quem constitui (Deus),do que estar constituido(o mundo e todos os objetos,seres), e do que estar sendo parte dessa constituição(ser humano)!

O que preocupa hoje em dia é a cegueira da humanidade e a falta de sensibilidade em não ver essa ligação cognoscitiva.Duas crianças, ambas de 4 anos, brincando sentadas uma de frente para outra, ele down, ela cega. Ele oferecia os brinquedos para ela, e é claro que ela não estendia as mãos para pegá-los. Depois de algumas tentativas, ele mudou de atitude, abriu a mãozinha dela e colocou o brinquedo, fechando-a cuidadosamente. Ela retribuiu com um luminoso sorriso! isto é, despreocupado, enriquecido, humanizado, sedimentado numa atitude cognoscitiva capaz de instaurar um encontro essencial.E é justamente ai onde se encontra também o divino, ''o absoluto''.

O ''ser'' humano perdeu o contato que tinha antigamente por que simplesmente abandonou sua casa e sua forma de olhar para ela,basta olhar para o nosso planeta e ver que ele está doente e Deus se distanciando desta antiga harmonia que viviamos e que hoje não temos mais,ficamos na escuridão do ''eu'' e tentamos materializar valores de uma permanente embreaguês intelectual e pragmática, o resultado é que viramos um cancer para a natureza, a reação da mesma não será benéfica .

Já não fazemos parte do ''todo'' constituido, por que permitimos a razão soberba nos afastar de Deus, Deus no entanto quer que façamos parte desse ''todo'' e somente pelo ''todo'',se chega a Deus, quando percebemos isso,passamos a amar,o amar a Deus limita a filosofia e a teologia. O amor é justamente a luz que penetra as extremidades das nuvens escuras e finda a tempestade existencial do ser humano,todas as nossas incertezas viram certezas,quando você percebe ''o absoluto'',sendo parte dele,se constituindo no que já é constituido"

Texto Heuring Felix Motta

10/06/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário