A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

10/11/2009

Hedonismo Liberal x Jesus!

















Por:Heuring Felix Motta


O hedonismo (do grego hēdonē que significa prazer) é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana.Essa é uma forma de se ver olisticamente o comportamento de uma raça ,povo,sociedade!

Surgiu na Grécia, na época pós-socrática, e um dos maiores defensores da doutrina foi Aristipo de Cirene. O hedonismo moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas,pergunto encontrá-se hedonistas em igrejas evangélicas?no meio protestante? católicos? sim é a resposta, o que se entende por religião,seitas,movimentos misticos,tudo está ligando a uma mensagem de prazer pleno e satisfação ao contrário do que o verdadeiro sentido da mensagem do Cristo vivo foi defendida,pelo o proprio,que no mundo você não terá felicidade plena,você vai sofrer,terá solidão,perseguição,ficará triste, sendo raros os momentos de felicidade!


Uma explicação

É a tendência moral que defende a maximização do prazer e a minimização do sofrimento na existência humana, de fato igrejas e seus lideres são pregadores desse tipo de satisfação,e prometem uma satisfação plena,sem dor,sem sofrimento,isto é andar na contra-mão do evangelho ,isso não tem nada haver com a verdade de Jesus,hedonismo cristão pagão, que perverte o reino da graça!

A teoria socrática do bom e do útil, da prudência, etc, quando entendida pela índole voluptuosa de Aristipo, leva ao hedonismo, onde toda a bem-aventurança humana se resolve no prazer, nas igrejas pregam essa satisfação no poder,no dinheiro e no sucesso,prazer você terá dessa forma,isso é hedonismo cristão pagão,volto a dizer herança dos gregos nos seios da igreja,crescimento e satisfação diz respeito a números,prazer cristão hedonista.

A idéia básica que está por trás do hedonismo é que todas as ações podem ser medidas em relação ao prazer e a dor que produzem.

Podemos dizer também, numa linguagem mais simples, que o hedonismo é a arte de ser, não a de ter, no mundo cristão vc tem que ''$er'' e ''Ter''$$$$$$$$,''ver'' que não muda muita coisa,simplesmente o cristianismo maquiou,colocou paradigmas,um punhado de teologia barata e filosofia de fé e está tudo legal!




O hendonismo antigo dos gregos:

A arte de ser é a sabedoria ascética do despojamento: não se cobrir de honras, de dinheiro, de riquezas, de poder, de glória e outros falsos valores ou virtudes, mas preferir a liberdade, a autonomia, a independência. A escultura de si é arte dessa técnica de construção do ser como uma singularidade livre.O hedonismo não é a mesma coisa que o consumismo, é exatamente o oposto. É o antídoto.

O consumismo é o hedonismo liberal e capitalista que afirma ser a felicidade a posse de bens materiais hendonismo liberal, cristão pagão,recheado do mesticismo áfro superticioso .



De Epicuro a Bentham , uma nova direção que foi deturpada no presente!

Perspectiva antiqüíssima a que Epicuro dá nova formulação, quando admite os prazeres morais e não identifica a felicidade com o prazer imediato. Esta senda vai ser retomada pelo utilitarismo de Bentham, para quem há uma graduação da moral. A tese está intimamente ligada ao contratualismo (the greatest happiness to the greatest number is the foundation of morals and legislation), à idéia de que é possível a realização do máximo de utilidade com o mínimo de restrições pessoais, numa perspectiva que reduz o direito a uma simples moral do útil coletivo,isso levou algums espertalhões do cristianismo a fazer uma adaptação muito peculiar e bem caracterizada,como ações em busca de aumento patrimonial e financeiro para um bem comum,coletivo,na realidade as ações são justificadas muitas vezes por crendices e esquizitices da propria imaginação que é utilitaria e ''bénefica'' para o chamado ''povo'' de Deus .

Libertando-se deste critério quantitativo da aritmética dos prazeres, Stuart Mill assume o critério da qualidade e formula a lei do interesse pessoal ou princípio hedonístico: cada indivíduo procura o bem e a riqueza e evita o mal e a miséria, isso é familiar não é leitor?rs. Desta forma, a moral do interesse individual de Bentham aproxima-se de uma moral altruísta ou social.

É importante notar que o hedonismo cirenaico diferencia-se do hedonismo epicurista, sobretudo no que diz respeito à avaliação moral do prazer. Enquanto a escola cirenaica preceitua que o prazer é sempre um bem em si e melhor quanto mais tempo durar e quanto mais intenso for, a filosofia epicurista determina que o prazer, para ser um bem, precisa de moderação, precisa de Phronēsis (grego: φρόνησις).

somos um pouco disso tudo nos dias de hoje,perdemos a identidade do que realmente deveriamos ser!

pela graça,somente por ela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário