A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

12/04/2010

A Mensagem da Cruz Vazia!




















Por Alejandro Bullón


Gosto de contemplar a cruz. Significa redenção e perdão mas, ao mesmo tempo, fala-me de restauração e de vitória.

Naquela tarde sombria, lá na cruz, tudo parecia perdido. Aparentemente, todo o ministério de Jesus Cristo tinha sido pura perda de tempo. Onde estavam os frutos de seu trabalho? Seus discípulos tinham-no abandonado. Tudo aquilo que sonhou e pelo que lutou parecia reduzido a cinzas. A morte, aparentemente, tinha posto um ponto final ao seu ministério.

“Com a morte de Cristo, morreram as esperanças de seus discípulos. Olhavam para suas pálpebras fechadas e sua cabeça caída, seu cabelo empapado de sangue, suas mãos e seus pés rompidos, e sua angústia era indescritível. Até o final não tinham acreditado que havia morrido, mal podiam acreditar que estava realmente morto. Perturbados pelo pesar, não recordavam suas palavras que tinham previsto essa mesma cena. Nada do que tinha dito os consolava agora. Viam somente a cruz e sua vítima ensangüentada. O futuro parecia sombrio e desesperado. Sua fé em Jesus tinha desvanecido” (O Desejado de todas as pessoas, pp. 717-718).
Já aconteceu isto com você alguma vez? Se aconteceu, lanço um desafio para você: olha para a cruz vazia. Não tem nada nela. Você sabe por quê? Você sabe o que isso significa?

A derrota é um direito real na vida. Não é fruto da imaginação dos pessimistas, Existe, e pode ocorrer a qualquer um. Tarde ou cedo você também terá que beber o cálice amargo da derrota. Hoje ou amanhã pode parecer que o mal triunfa sobre seus sonhos e suas esperanças. Em algum momento de seu ministério você poderá ficar angustiado ao ver que sua obra de toda a vida aparentemente se despedaçou.

Sim, a derrota é um fato trágico, mas real. Pode ser dolorosa e amarga. Às vezes pode ser irônica e até cruel. Mas por quanto tempo? Talvez dure hoje e amanhã, mas sempre existe um terceiro dia, quando a tristeza se converte em alegria e júbilo. Jesus Cristo ergueu-se entre os mortos no terceiro dia e junto com ele toda a sua obra e todo o seu ministério. Por isso, digo hoje para você: “Não se desespere quando tudo parecer estar no chão, quando você falar e falar, e tiver a impressão de que ninguém entende nada, quando você trabalhar e trabalhar e ao olhar para trás parecer que você não construiu nada”.

No transcorrer de meu ministério também tenho tido meus momentos de solidão e lágrimas. Qualquer pastor jovem que me observar poderia acreditar que tudo foi um mar de rosas na minha vida. Mas isso não é verdade. O pastor tem que sorrir quando todos choram, embora também tenha o coração carregado de tristeza. O líder espiritual deve continuar avançando, inspirando e animando, embora muitas das vezes também seus pés estejam sangrando por causa dos espinhos dos problemas e das dificuldades.

Todo mundo pode falar, mas o pastor deve manter-se firme na Rocha que é Cristo. Se o capitão abandonar o navio, que será da tripulação? Nestas oportunidades aprendi a olhar para a cruz. Ela, vazia, diz-me que pode vir a derrota, a frustração e a tristeza. Mas quanto tempo durarão? Talvez hoje e amanhã. No terceiro dia, com toda a certeza, ressuscitarão os sonhos acariciados. Aparecerá o fruto de seus esforços, e você verá que não trabalhou em vão.

À derrota aparente, segue-se a vitória. Essa é uma mensagem da cruz vazia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário