A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

25/07/2011

A DECEPÇÃO DE RICK WARREN ALASTRA AS IGREJAS BATISTAS TRADICIONAIS!

(Em bom português brasileiro seria - O engodo de Rick Warren se alastra)



Texto do Professor Johan Malan e Pr Heuring Felix Motta









Temos observado  por tempos que as Igrejas Batistas tradicionais estão se envolvendo em sombras de uma teologia atrativa de charme e glamour,para aglomerar jovens e adultos com novidades focadas em campanhas que não é nada de novo para nós, na realidade   são raízes neopentecostais com uma capa de personalismo com etiqueta.Quando uma igreja se envolve com esse tipo de campanha ela simplesmente admite que não quer compreender a bíblia e não quer focar sua vida em Deus,mas, nos modismos e na  agitação da liderança, que prefere fermentar  a comunidade do que qualificá-la na palavra ,fazendo exposições bíblicas,exegeses detalhadas do texto sagrado.

Mas, por que  os lideres  omitem a forma correta para  dar como alimentos, enlatados? Simples ,por preguiça e por medo de serem questionados em seus procedimentos suspeitos,por medo e por vaidade,por  ter o púlpito como palanque  para seu discurso pavão, embriagados no seu ego e longe da rota de Deus e da clareza da palavra,tudo por vaidade e poder!

Rick Warren é somente mais um que traz um produto enlatado com a intenção de alienar pessoas,limitando e tirando o poder da criação que nos foi garantido desde de Gênesis 1 e 2 em simetria com a ressurreição que acontece no primeiro dia,Deus criando sempre,sempre livre para criar e não para focar seu poder de criação em um aquário.
Tirar essa dádiva de Deus em nós é simplesmente admitir  a ausência de se maravilhar  com a criação, é deixar de participar nela (a criação) para receber  dos enlatados uma vida virtual e sem cores!

Vida com propósito  é um engodo personalista tentando sufocar o poder de criação das pessoas, talvez se os lideres  dessem mais oportunidades aos talentos,ao poder de criar e de  exercer  o direito de ser diferença e fazer  diferença, de cada pessoa da comunidade ,ela certamente iria se maravilhar, como fez Deus ,quando  contemplou toda  sua criação,ele descansou,santificou e abençoou. Enlatados são prejudiciais a saúde espiritual do povo eleito de Deus!

Rick Warren adoptou um conceito humano típico do crescimento da igreja e do crescimento espiritual, visto que as normas que escolheu na determinação do êxito mostram uma base doutrinal muito pobre. O seu evangelho não-ofensivo foi defenido de uma maneira tão vaga que, do ponto de vista humano, é aceitável virtualmente por toda a gente. As pessoas não são ofendidas por êle, porque o pecado e as terríveis consequências da ira de Deus sôbre os pecadores, não são mencionados. O significado completo da morte de Jesus na cruz, onde Êle verteu o Seu sangue e deu a vida para servir a pena de morte de Deus sôbre os pecadores, (Romanos 6:23) não é explicitamente proclamado. Dave Hunt comenta com muito acêrto: “Falta ali por completo algo com que convencer o pecador da sua rebelião contra Deus e do próximo julgamento… Falta ali por completo a explicação do preço que Cristo pagou na cruz pelo pecado”. Embora se mencione a cruz, não são explicadas todas as implicações da morte substitutiva de Cristo.

O que Rick Warren de facto  proclama é uma identificação geral com Jesus Cristo, e as numerosas bênçãos que Êle tem em reserva para nós. O Cristinismo é apresentado de maneira tão positiva e benéfica, e feito tão aceitável pelos pecadores com a sua associação à música moderna e aos métodos mundanos de motivação espiritual, que grandes muiltidões são atraídas para a igreja. O vasto fluxo de gente para as mega-igrejas, bem assim como o grande aumento de receita das congregações, são interpretados como reavivamento espiritual e como um novo movimento reformador. 

São de facto os grandes aumentos em números e receita, indicações de crescimento espiritual? Será uma avaliação em têrmos dêstes critérios norma aceitável para determinar a verdadeira espiritualidade? Não há uma grande diferença entre a classificação humana e a classificação divina de um assunto? Como é que sabemos se um determinado dirigente da igreja, como ser humano, é de facto dirigido pelo Espírito de Deus e obedece aos princípios das Escrituras, ao tomar decisões e ao fazer afirmações? Por favor, consideremos os seguintes êrros graves que os seres humanos podem cometer, ao julgarem assuntos segundo os seus próprios valores e interesses:

·       A promoção de doutrinas humanamente determinadas que não refletem o verdadeiro significado das Escrituras, é um exercício fútil, pois não é aceitável pelo Senhor: “Em vão Me adoram, ensinando como doutrinas os comandos dos homens” (Mateus 15:9). Nós estamos profundamente dependentes do Espírito Santo para nos guiar em toda a verdade (João 16:13), pois apenas a verdade da Palavra de Deus nos pode libertar do pecado e da decepção (João 8:32). Quando usamos os livros de certos autores, devemos em primeiro lugar verificar se êles nos apresentam exposições bíblicas sãs (1 Pedro 2:2). 

·       As doutrinas falsas gozam muitas vezes de grande aceitação social e eclesiástica. E podem tornar-se tão populares e tão firmemente estabelecidas, que muitos pastores as proclamam para garantir popularidade, grandes congregações e receitas. Isto dá em resultado que muitas pessoas são enganadas pelo baixo nível de um evangelho distorcido. “Pois o dia virá em que êles não aceitarão doutrina sã, mas, de acordo com os seus próprios desejos e porque têm ouvidos ávidos, procurarão para si mesmos professores; e afastarão os ouvidos da verdade e escutarão fábulas” (2 Timóteo 4:3-4). Os professores Walvoord & Zuck (Comentário do Conhecimento Bíblico), dizem o seguinte àcêrca desta escritura: -- “Paulo estava preocupado com o perigo das heresias afastarem as pessoas da verdade de Deus”. Estamos nós a investigar cuidadosamente as doutrinas, antes de as aceitarmos em boa fé e de expormos as nossas congregações ao seu conteudo? Parece que não. 
 
·       A verdade àcêrca do evangelho de Jesus Cristo, bem como as pessoas que o proclamam, a maior parte das vezes não são aceites pelo mundo (João 15:18-20). A aclamação do mundo é dirigida usualmente àqueles que diluem e distorcem a Palavra, para a tornar socialmente mais aceitável. Os prègadores que sucumbem à pressão da aceitação social, colocam-se sob o julgamento de Deus: -- “Ai de vós, quando todos os homens falam bem de vós, pois o mesmo fizeram os seus pais aos falsos profetas” (Lucas 6:26).

·       Do ponto de vista humano, as riquezas materiais, a posição social e a fama não são consideradas por Deus virtudes espirituais. Para Êle é uma abominação quando as pessoas justificam e seguem tais coisas descrevendo-as como bênçãos de Deus. “Vós sois daqueles que se justificam perante os homens, mas Deus conhece os vossos corações. Porque aquilo que é altamente estimado entre os homens é uma abominação aos olhos de Deus”. (Lucas 16:15). A Bíblia Viva diz: “Os vossos pretextos trazem-vos honra da parte dos homens, mas são uma abominação aos olhos de Deus”.

·       Os critérios seculares para obter êxito podem ser espiritualmente muito enganadores. A igreja aceitável e financeiramente próspera do tempo do fim, é julgada como segue pelo Senhor Jesus: “Portanto, porque estais mornos, e nem frios nem quentes, Eu cuspir-vos-ei da minha boca. Porque dizeis – Eu sou rica, tornei-me rica e não tenho necessidade de coisa alguma – e não compreendeis que sois desgraçadas, miseráveis, pobres, cegas e nuas” (Apocalipse 3:16-17; Veja-se também 1 Timóteo 6:7-12).

Prémio Igreja Saudável

Rick Warren é incansável na sua avaliação do crescimento da igreja, e apresenta também a sua congregação – a congregação Saddleback – como um modêlo para as outras. Êle afirma: “A Igreja Saddleback é agora apenas uma entre milhares de igrejas Movidas Pelo Propósito, a vanguarda de uma nova reforma”. As igrejas que copiam com mais êxito as ideias de Rick Warren, são premiadas com o Prémio Igreja Saudável.

Aos dirigentes da igreja que seguem Rick Warren é dito que, se seguirem a sua campanha e agirem como outras que o fazem, crescerão 20%  por ano em presenças e dinheiro. E então serão olhadas como congregações “saudáveis” candidatas ao prémio. A igreja em Lodiceia ter-se-ia certamente qualificado para êste prémio, pois era muito rica e saudável. Mas espiritualmente falhou a prova, porque o reino de Cristo opera com outros princípios (Apocalipse 3:15-18). 

O Senhor Jesus não se importa com números ou dinheiro, mas está interessado em corações mudados e vidas santas. No que diz respeito a números, Êle afirma que são poucos aqueles que estão realmente salvos (Lucas 13:23-24). 

Decepção doutrinária

O principal objectivo de Rick Warren não é a pureza de doutrina, mas sim o crescimento exterior da igreja. Êle diz que a doutrina tem tão pouca importância, que Deus nem mesmo pergunta por ela: -- “Deus não vos vai  interrogar sôbre a vossa bagagem religiosa ou opiniões doutrinárias”- (A Vida Movida por Propósito, p.34). Êle recusa-se a ser  atraído a discussões sôbre êste tópico e não tem quaisquer problemas com as doutrinas de outras igrejas ou seitas, se elas implementarem os seus métodos de crescimento.

No entanto na Bíblia, a pureza de doutrina é da maior importância: “Quem quer que transgrida e não cumpra a doutrina de Cristo, não tem  Deus. Aquele que permanece na doutrina de Cristo tem tanto o Pai como o Filho” (2 João 1:9). Os professores Walvoord & Zuck (Comentário do Conhecimento Bíblico pgs. 907-908) dizem o seguinte  a respeito desta escritura: “‘Quem quer que transgride e não permanece na doutrina de Cristo não tem Deus’. Estas palavras  sugerem fortemente que o apóstolo estava a pensar aqui no abandono da verdade por aqueles que dantes se agarravam a ela…Uma pessoa que não continua numa coisa, evidentemente que esteve em tempos nessa coisa. Os autores do Novo Testamento eram realistas quanto à possibilidade de Cristãos cairem vítimas da heresia, e avisaram-os contra isso…João tinha acabado de avisar os seus leitores da possibilidade da perda da recompensa (2 João 1:8). E assim os cristãos foram avisados para não irem além dos limites de sã doutrina, mantendo-se onde estavam no ensino àcêrca de Jesus. Desviarmo-nos da verdade é deixar Deus para trás. E Deus não está com uma pessoa que faz isso. O que essa pessoa faz, fá-lo sem Deus…Em contraste com o abandono da verdade, ‘Aquele que permanece na doutrina de Cristo tem tanto o Pai como o Filho’. Isto diz-nos que Deus está com aqueles que persistem na verdadeira doutrina sôbre Cristo” (Versão da NKJV). 

Onde é que Rick Warren tem os pés assentes relativamente à doutrina de Cristo? Bob DeWaay, da congregação Twin City em Minneapolis, afirma no seu Comentário de Assuntos de Crítica, de Jan/Fev. 2005: “O livro de Rick Warren sôbre a Vida Movida por Propósito, nunca explica a justificação pelo sangue no contexto do evangelho da salvação. Jesus louvou os vitoriosos – as pessoas são vitoriosas por causa do sangue do Cordeiro. Visto que  os leitores e seguidores de Rick Warren não ouvem nada dêle sôbre a justificação pelo sangue ou sôbre a ira de Deus contra o pecado, êles não têm maneira alguma de  se tornarem vitoriosos.
Qual é a vantagem da doutrina, se ela não conduz à justificação e à santificação? Ela pode dar apenas às pessoas uma espécie de santidade, bem assim como uma auto-imagem positiva, como em Laodiceia, que foi totalmente rejeitada pelo Senhor Jesus.

Misticismo oriental 

Rick Warren associa-se abertamente com a meditação, que êle apelida de “oração contemplativa” ou “oração respirada”, utilizando-a em alguns dos seus seminários de treino de pastores, a par de exercícios yoga de relaxamento. Isto são práticas místicas estranhas de origem oriental. Em Comentários de Assuntos de Crítica (ibid) afirma-se: “Rick Warren compromete-se com os pagãos, tal como as igrejas que Jesus admoestou em Apocalipse 2 e 3. Êle utiliza princípios pagãos no seu programa SHAPE, que foi inspirado pelas teorias duvidosas de Carl Jung. Êle ensina práticas pagãs de ‘oração’ como ‘orações  respiradas’, que se destinam a induzir estados alterados de consciência. Êle consulta complacentes como Robert Schuller, e encoraja outros a fazer o mesmo. “

Estas sessões de meditação nos seus seminários são apenas o tôpo do iceberg. No seu livro A Hora da Partida – Como uma Unidade Universal Está a Mudar a Face do Cristianismo, Ray Yungen indica que as orações  contemplativas ou centralizadoras estão a invadir largos sectores do Cristianismo, onde a oração é substituida por esta prática mística. Ela oferece às pessoas experiências estranhas de ”outro Jesus” dentro delas (o Deus interior) e conduz também a estados de consciência de alternativa, que constituem a base da falsa espiritualidade. Sandy Simpson, (www.deceptioninthechurch.com) diz que a vasta introdução da oração contemplativa, vai certamente ser o prego final na urna da igreja enganda moderna.

Rick Warren conseguiu a cooperação de Ken Blanchard para o ajudar no treino de dirigentes em Saddleback. Existe forte evidência de que Blanchard aderiu ao grupo místico contemplativo da Nova Era. Podiam citar-se vários exemplos desta devoção à espiritualidade mística. Êle escreveu o prefácio dos livros de Jim Ballard O que Faria Buda a Trabalhar e A Mente como Água. E também escreveu o prefácio do livro sôbre clarividência, de Elle Ladd Morrer e Partir. Ken Blanchard não dá qualquer desculpa quando afirma que se pode ganhar muito com o Budismo. Tanto êle como a esposa encorajam e praticam yoga e  meditação com mantras. 

Enganados de propósito 

No seu livro “Enganados de Propósito: As Influências da Nova Era na Igreja Movida por Propósito, Warren Smith confirma sem sombra de dúvida, as influências da Nova Era no ministério de Rick Warren e nos seus livros. No contexto da frase “um pouco de fermento fermenta toda a massa” (Galatas 5:9), Smith refere-se a várias distorções no livro de Warren, em que êle tira muitas vezes conclusões que são contrárias ao verdadeiro significado das Escrituras. O evangelho é apresentado de tal maneira, que as pessoas fazem uma descoberta positiva de si mesmas sem serem convencidas dos seus pecados. E isso reflete as ideias de Robert Schuller sôbre a auto-estima, assim como o teor da Oração de Jabez de Bruce Wilkinson, em que o alargar e a expansão dos interesses pessoais constituem o conceito-chave. Rick Warren também se refere a autores Nova Era, para ilustrar algumas das suas afirmações. O resultado final é um evangelho que soa bem, com base no conceito do pensamento positivo de Robert Schuller e Norman Vincent Peale.  
 
Não tem qualquer elemento de contraste de um demónio com todos os seus poderes de decepção, e portanto nenhuma maneira de resistir ao mal e ao engano. Robert Schuller disse: “Concentrai-vos no que é positivo. Se aceitardes Jesus Cristo como salvador…nunca tereis de vos preocupar com o diabo”. Rick Warren faz eco desta afirmação no seu livro, quando declara: “Ajuda-nos saber que Satanás é inteiramente previsível” (pg. .203).

No final do seu livro, Warren Smith faz os seguintes comentários sôbre Rick Warren e o seu ministério Movido por Propósito:

“A trabalhar com a eficiência de propósito de uma corporação estritamente dirigida por Peter Drucker, Rick Warren e a sua aliança global de dirigentes Cristãos e organizações, estão a desviar  metòdicamente a Igreja para fora do campo do Cristianismo biblico a caminho da fronteira da Nova Espiritualidade…Não é demasiado tarde para Rick Warren reconhecer que foi altamente enganado pelas teorias mundanas de Robert Schuller. Êle podia abrir os olhos a muitas pessoas, se começasse a expor as diferenças entre o Cristianismo bíblico e as teorias deceptivas da Nova Era e da nova espiritualidade… Êle podia fazer compreender a Walsch e a outros dirigentes da Nova Era, que o “território” espiritual do que acreditamos não vai ser alargado, expandido, alterado ou transcendido em nome da Nova Espiritualidade, de Jabez, ou de qualquer outro. Rick Warren podia tornar claro, que não necessitamos de qualquer nova revelação, porque já nos foi dado tudo o que precisamos saber, em Escrituras devidamentee traduzidas e no nosso relacionamento com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Êle podia esclarecer sem a mínima dúvida, que Deus não está em todos e em tudo, e que nós nunca aceitaremos os ensinamentos de uma nova espiritualidade…

“Se Rick Warren fizesse estas coisas, êle podia edificar e encorajar grandemente o corpo de Cristo. E então estaria verdadeiramente a lutar pela fé, como somos instruidos a fazer. Ao desmascarar os estratagemas e artifícios do nosso cada vez mais agressivo adversário, êle podia evitar que muitas pessoas sejam enganadas. E podia tornar claro que, embora desejemos fazer todo o possível por ajudar o mundo, não vamos permitir que a nossa fé ou o Evangelho sejam comprometidos ao fazê-lo. 

“Mas, no momento, não parece que Rick Warren tencione mudar de curso, queira publicar os tão necessários avisos pormenorizados e venha sèriamente a lutar pela fé. É triste que, se Rick Warren e outros dirigentes Cristãos cairem nas malhas dos estratagemas e artifícios da Nova Era, em vez de os exporem, afundarão consigo próprios números sem fim de pessoas sinceras. Será os cegos a guiarem os cegos, ao camiharem mais e mais para dentro do enganoso abismo da Nova Era e sua espiritualidade. Os Cristãos sem discernimento que julgam estar a caminhar no caminho estreito a preparar o caminho para Jesus Cristo, podem descobrir demasiado tarde, que de facto estão a caminhar na estrada larga a preparar o caminho para o Anticristo. Não é demasiado tarde para avisarmos toda a gente. Mas devemos fazê-lo antes que a decepção avance aínda mais. Como já vimos, há outro  Jesus, outro cristo, outro espírito e outro evangelho a operar hoje no mundo. A Igreja não deve continuar a cair preza da decepção.” (Warren Smith: Enganados de Propósito: As Influências da Igreja Movida por Propósito,  Conscience Press, 2004 p.168-170). 

Um evangelho sem alma 

Um evangelho sem alma, em que se dizem muitas coisas boas sôbre o Senhor Jesus ao oferecer as Suas bênçãos a todos os Cristãos, mas sem mencionar as destrutivas consequências do pecado nem o futuro nêgro dos pecadores no contexto da ira de Deus sôbre os mesmos, não pode ser de qualquer vantagem real. Aínda mais, êle não conduz a uma apreciação sã da natureza da morte de Cristo na cruz para o perdão dos nossos pecados. E também não tem valor prático como  directiva na vida, uma vez que todos os aspectos negativos, como a decepção espiritual, o aumento das fôrças anti-cristãs e o papel dos falsos profetas, são evitados e deliberadamente ignorados. 

Esta atitude positivista pode resultar em grandes congregações, onde as atracções mais importanates são a “excitante” música contemporânea, (incluindo o ‘Rock Cristão’), e a prègação não-ofensiva na forma de prédicas motivadoras, que agradam a pessoas de todas as persuasões doutrinárias. Mas os sermões que não refletem os princípios básicos do Evangelho de Cristo, são descritos como fábulas ou mitos (2 Timóteo 4:3-4). São veículos para a introdução do espírito do engano nas congregações Cristãs (2 Tessalonicenses 2:10-12). Desta maneira, a verdadeira mensagem do Evangelho é rebaixada e eventualmente silenciada. Através de pregação desta natureza, as pessoas são privadas do seu armamento espiritual, de que necessitam para poderem enfrentar as ciladas do diabo (Efésios 10:12).
 


Resto do Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário