A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

27/01/2012

IGUARIAS DA TEOLOGIA LIBERTÁRIA



Por Rev. Heuring Felix -






Um tema bem atual e vivido por segmentos ,que não aprovam o modo vulgar como se comporta os evangélicos.É a realidade dos ‘’libertários’’,podemos assim chamar aqueles que levantaram a bandeira da ‘’libertação’’ denominacional para viver segundo suas idéias,seu caminho!



Não se pode negar que o sistema religioso  muito vem se degradando,a teologia da prosperidade tomou e assolou as comunidades ''evangélicas'',se já não bastava a chamada ‘’renovação’’, a prosperidade tomou conta dos pentecostais e renovados, dando a lugar a heresias . Podemos afirmar que vai ficar pior!



O ''libertário'' cristão já existia dentro das igrejas protestantes fundamentalistas e liberais,só não havia uma intensidade como nos dias atuais. Então o ‘’libertário’’ ficava ali no meio do muro,fazendo alianças com a teologia liberal e a teologia tradicional .Uma idéia forte para combater a prosperidade positivista, que espalhava seus tentáculos heréticos dividindo igrejas ao meio!



Uma defesa para combater um grande mal,que não surtiu efeito algum,pelo contrário,liberou uma onda de pensamentos e formulações de idéias que beiram a libertinagem e a anarquia,’’ser livre em Deus não significa fazer o que queres ,pois é o todo da lei’’,nossa liberdade está sujeita a soberania de Deus,depende do sim e não, dele,primeiro vem o seu movimento, por que o segundo movimento  fisico é nosso,primeiro vem a sua palavra ,depois a nossa!



O ‘’libertário’’ vem com a proposta de que você tem que ser feliz a qualquer custo,seja livre,mesmo que seja preciso fazer uma releitura das escrituras sagradas para convencer sua mente de que é assim que devemos viver na terra,simples e ''racional''.Se fosse de Deus,mas, como vem dos homens,devemos sempre desconfiar dessas simplicidades atrativas que são mais armadilhas pra angariar números,seguidores, sempre em detrimento de algum guru ou líder que tenta a todo custo ocupar seu lugar na fama,na mídia ,no poder e no reconhecimento de si.É um jogo que vicia o individuo,como o jogo político,no final a idéia é semelhante a  do diabo,usurpar o trono de Deus!

É uma forma de manipulação que convence o individuo através do charme e brilhantismo das palavras,muito bem relacionadas dentro de uma lógica contextual,é incisivo e vai diretamente na ferida do câncer que se encontra nas igrejas evangélicas,ao mesmo tempo que se instá-la um vírus que vai gerar uma doença maior ainda. O ''libertário'' pretende sim,colocar o homem como o maior bem supremo,olhem para os seguidores dos homens que difundem essa filosofia e vocês verão a paixão feroz que eles nutrem por seu guru!



A pessoa é a própria presença do homem, com pleno direito à realização pessoal, ao qual é exigido o compromisso com Deus, na luta, para que os valores do homem sejam reconhecidos e promovidos.A cada um o seu paraíso, o seu direito à felicidade,a cada um a forma que se sinta feliz.Pode se dizer que cresce um antropocentrismo cristão como forma de combater as feses da teologia da prosperidade que estão por ai.Um mal para combater outro mal !


Igreja,olhemos para o caminho que Jesus andou.Isso implica em uma radicalidade e ao mesmo tempo em um equilíbrio sublime,nada mais importa a não ser seguir os passos do mestre,o resto são iguarias da teologia humana,tão banal e metamórficos inerente ao estado de queda.Pois o que vemos é resultado daquilo que nos encontramos agora,por isso Jesus é o ponto de equilíbrio.Um dia não seremos assim!



Em Jesus sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário