A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

07/03/2012

Adolescência: Presente de Deus ou sofrimento?









Por - Ana Lucia Bedicks - 


Fonte: Igreja Batista do Morumbi - 


Baseado no Livro “Crescendo com seu filho adolescente” de Eugene Peterson - 






A adolescência é um presente de Deus ou é um inevitável período de sofrimento que temos que passar em nossas vidas? Se você é pai ou mãe de pré-adolescente ou adolescente e já se perguntou isso algum dia, você é NORMAL. 
Em seu livro, Eugene Peterson começa citando uma frase de C. S. Lewis para uma mãe preocupada: “os únicos lares ‘normais’ são aqueles que não conhecemos bem, assim como as únicas montanhas azuis são as que ficam a mais de 10 Km de distância.”
Apesar de tudo isso, acredite: filhos adolescentes são presentes de Deus para nós. Eles nos desafiam a crescer como pessoas e como cristãos. Nos dão a oportunidade de testar o nosso amor, de reavivar nossa esperança e de levar nossa fé ao seu limite extremo. É claro que tudo isso gera muita emoção!
Durante a infância de nossos filhos parece que temos o controle completo sobre eles, mas quando eles passam para a pré-adolescência, percebemos esse controle escapando aos poucos de nossas mãos. Precisamos aprender a nos relacionar com nossos filhos de outras maneiras. E precisamos aprender que podemos “curtir” essa fase com eles como curtimos as outras fases até agora. Os desafios vão se tornando maiores, mas as recompensas também.
Posso dizer como mãe que a pré-adolescência e adolescência dos meus filhos causaram grandes crises em nossa família. Foram e ainda são períodos duros, mas que aprendemos a aproveitar para crescer como família, como pessoas e como cristãos.
Com certeza é muito mais fácil enfrentarmos esse período se estivermos vivendo numa comunidade de pais cristãos. Não estou falando de cursos ou palestras, mas de conversas, trocas de experiência, compartilhar alegrias e tristezas, problemas e soluções.
Há cerca de um mês conheci esse livro “Crescendo com seu filho adolescente” de Eugene Peterson e vi nele uma excelente oportunidade de formarmos esses grupos de pais para crescermos com nossos filhos.
Abaixo estão algumas frases que os pré-adolescentes ou adolescentes costumam dizer. Se você “reconhecer” seu filho ou sua filha em pelo menos 3 delas, você é um ótimo candidato a fazer parte de um desses grupos.
Se você já ouviu alguma vez seu filho ou sua filha dizendo algo como essas frases abaixo, aproveite esse momento e cresça com seus filhos:
1.     “Vou vestir a roupa que eu quiser!”
2.    “Eu não vou à igreja!”
3.    “Você não pode me obrigar!”
4.    “Você não me entende!”
5.    “Você não confia em mim!”
6.    “Se me amasse, você deixaria!”
7.    “Você não passa de um hipócrita!”
8.    “Não sei o que quero fazer!”
9.    “Não vou fazer tudo do jeito que você quer!”
10. “Você nunca vai me perdoar!”
Lembre-se de que seus filhos estão crescendo e para isso vão precisar encontrar os seus próprios espaços. Você não pode fazer isso por eles, mas pode estar ao lado deles enquanto eles trilham esse novo caminho.  



Resto do Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário