A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

12/03/2012

Ordenação de mulheres divide opiniões na Igreja Anglicana!





Com informações Unisinos - 















Enquanto a Igreja Anglicana da Inglaterra discute sobre a ordenação de mulheres, o site La Croix, da França, publicou uma reportagem mostrando como é a vida de três sacerdotisas que enfrentam preconceito por estarem à frente de uma paróquia.

A primeira a dar depoimento foi Rosie Harper, 56 anos, que foi ordenada como sacerdotisa em 2000, ela garante que há muita dificuldade em ser uma mulher na Igreja Anglicana e relata casos de discriminação em relação ao gênero. “A mudança foi aceita, mas os outros se opõem e me dizem: ‘Isso não é nada pessoal, mas você não pode ser sacerdote’. Um deles me disse certa vez: ‘Eu concordo com o fato de que seja sacerdote, mas Deus não”.

Harper conta também que em alguns hospitais os sacerdotes se negam a usar o mesmo pote de óleo para unção de enfermos que foi usado por mulheres bispas. “Alguns hospitais, por exemplo, dispõem de dois lugares diferentes para conservar os óleos para o sacramento da unção dos enfermos, porque alguns sacerdotes homens se recusam a tocar aqueles que foram usados por uma sacerdotisa”, disse.

Sally Hitchner, 32 anos, foi ordenada como bispa um ano depois de ser ungida como diaconisa e conta que a segunda ordenação foi mais reservada comparada com a primeira que reuniu 2.000 pessoas. “Em Edmonton, apenas duas mulheres oficiam, numa diocese que têm cerca de 100 paróquias. E nas reuniões, os padres homens às vezes se recusam a falar”, lembra a jovem que diz que Londres tem os sacerdotes mais tradicionais que são contrários à ordenação feminina.
Ela diz que nas regiões norte do país, que são mais carentes, a situação melhora, “porque todo o mundo se concentra sobre as necessidades mais essenciais”, acredita Hitchiner.

Já Katie Tupling, 37 anos, diz que nunca teve problemas com os membros da paróquia, mesmo estando eles acostumados a serem liderados por homens. “Eles estavam habituados a ter um homem no meu lugar, eles tiveram que se ajustar no começo. Nunca houve um debate teológico sobre a questão, isso não lhes dizia respeito. Especialmente o fato de que faço parte da segunda onda de mulheres sacerdotes e que isso, portanto, não tem nada de revolucionário”.

Harper e Hitchner, porém, dizem que os frequentadores ficam “chocados” com a presença feminina na função de sacerdotisas. Até os pais das moças foram contra o chamado sacerdotal. Mas assim como os membros e demais anglicanos a tendência é que se acostume com o fato. “Meu pai, que é sacerdote, ficou muito chocado no início, lembra” Rosie Harper. “Depois de várias discussões, ele rapidamente percebeu o que tinha de fazer e aceitou muito bem a minha decisão”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário