A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

03/04/2012

Estudo revela que pensar na morte aumenta fé de ateus !









Com informações VEJA -




O que acontece após a morte deixa até mesmo quem não acredita em Deus com fé, segundo um estudo realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia. Diante desse tema os ateus passam a ter menos certeza da não existência de Deus ainda que essa dúvida surja inconscientemente.

O departamento de psicologia da universidade entrevistou 265 estudantes universitários tanto ateus como religiosos. Eles foram divididos em dois grupos, um escreveu sobre sua própria morte e outros sobre o que viam na TV.

Os estudantes religiosos que escreveram sobre o primeiro tema mostraram ter mais fé em suas crenças que os religiosos que escreverem sobre TV. Testando a forma consciente desses alunos a pesquisa mostrou o contrário em relação aos ateus: o grupo que escreveu sobre a morte se mostrou mais cético que o grupo que escreveu sobre o viam na TV.

Mas no teste inconsciente o resultado foi alterado, mostrando que os ateus tiveram mais dificuldades para negar a existência de Deus. Para chegar ao inconsciente os pesquisadores mediram a velocidade que os participantes desse estudo apertavam o botão para admitir ou negar a existência de Deus.

Os ateus, depois que escreveram sobre sua própria morte, apertaram o botão que negava a existência de Deus depois de muito tempo, enquanto que os religiosos afirmavam sua certeza na existência de um ser maior com muito mais rapidez, mostrando que estavam seguros de sua crença.
“O medo da morte é uma experiência quase universal e as crenças religiosas parecem ajudar a lidar com essa ansiedade”, disse o professor Jamin Halberstadt, coautor do estudo que será publicado na próxima edição do Journal of Experimental Social Psychology.

“Como agora sabemos, essas crenças agem tanto em nível consciente como inconsciente, permitindo que mesmo os autoproclamados ateus façam proveito delas”, disse o pesquisador.




Fonte:noticias.gospelprime.com.br/estudo-revela-que-pensar-na-morte-aumenta-fe-de-ateus/#ixzz1r7zlb0GW

Nenhum comentário:

Postar um comentário