A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço!

Martinho Lutero

22/01/2013

A incoerência dos Adventistas.Entenda a questão do calendário Judaico e Gregoriano!




Por Pr.Heuring Felix - IBSF  e Renata Costa - redatora do site Escola.



A TRADIÇÃO...


Na língua portuguesa, a origem dos nomes dos dias da semana vem da Idade Média. O domingo, derivado do latim "dies Dominica", dia do Senhor, é considerado o último da semana para os cristãos. Ou seja, o sétimo, quando Deus descansou da criação do mundo. Era no dia da missa que havia maior aglomeração de pessoas e, por isso, os agricultores se reuniam em torno da igreja para vender seus produtos - o primeiro dia de feira. O dia seguinte, consequentemente, era o segundo, a segunda-feira. E daí por diante até chegar o sábado, cuja origem é o termo hebraico shabbatt, considerado o último da semana para os judeus.
Essa relação da feira com a missa deu origem também a outras palavras. "O termo latim fillius ecclesiae significa filho da Igreja, da assembléia. Ele originou as palavras 'freguesia', como ainda denominamos algumas paróquias, e 'freguês', do comércio", explica o professor José Augusto Carvalho, linguista, professor do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Em alguns outros idiomas ocidentais, o padrão adotado é diferente e segue os nomes dos planetas. Os primeiros descobertos pelos astrônomos são, na ordem, Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio. Colocando a Lua por último e o Sol no centro do sistema, a ordem astrológica fica: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua. O próximo passo é analisar como ficou então a sequência dos dias. "Quatro é considerado um número cabalístico, pois são quatro elementos da natureza, quatro estações do ano e muitas outras coisas são organizadas dessa forma", explica o professor José Augusto Carvalho.
Usando, portanto, o número quatro, e contando a partir de Saturno, o primeiro planeta conhecido, chega-se ao Sol, do inglês Sun - Sunday, o primeiro dia da semana. Para o segundo dia, começa-se a conta em Sol e chega-se ao quarto que é Lua - Moon - Monday. E assim até Saturday, sábado, de saturno. Porém, em inglês, Tuesday, Wednesday, Thursday e Friday diferem dessa lógica, oriundos da mitologia nórdica.
A terça-feira, Tuesday, é um termo oriundo de Tyu - deus da Guerra, irmão de Thor. Este, por sua vez, origina Thursday, a quinta-feira. O pai de ambos, Odin, inspira Wednesday, a quarta. E, finalmente, a sexta é consagrada à deusa Fraye, de onde veio Friday.


Os dias da semana têm seus nomes na língua portuguesa devido à liturgia católica por iniciativa de Martinho de Dume, que denominava os dias da semana da Páscoa com dias santos em que não se deveria trabalhar, originando os nomes litúrgicos:
Latim Pagão
Latim Vulgar
Significado
Latim litúrgico I
Latim litúrgico II
Português
dies Solis
Solis dies
Dia do sol
Prima Feria
Dominica dies
dies Lunae
Lunae dies
Dia da lua
Secunda Feria
Secunda Feria
dies Martis
Martis dies
Dia de Marte
Tertia Feria
Tertia Feria
dies Mercurii
Mercurii dies
Dia de Mercúrio
Quarta Feria
Quarta Feria
dies Iovis
Iovis dies
Dia de Júpiter
Quinta Feria
Quinta Feria
dies Veneris
Veneris dies
Dia de Vênus
Sexta Feria
Sexta Feria
dies Saturni
Saturni dies
Dia de Saturno
Septima Feria
Sabbatum

Sabbatum era originado diretamente do hebreu Shabbat, de conotação religiosa, em uma época em que os judeus e cristãos formavam um só povo e uma só cultura.
O dia Shabbat, era o dia em que os judeus se uniam para fazer sua reunião de fé e que hoje é o sábado, último dia de seu calendário semanal, sendo este o dia de descanso para os judeus. Em muitos outros idiomas os dias da semana são dedicados também aos astros, vejamos primeiro nas línguas latinas mais populares:
Português Moderno
Português Arcaico
Espanhol
Italiano
Francês
Domingo
Domingo
Domenica
Dimanche
Lues (pronuncia-se lũes)
Lunes
Lunedì
Lundi
Martes
Martes
Martedì
Mardi
Mércores
Miércoles
Mercoledì
Mercredi
Joves
Jueves
Giovedì
Jeudi
Vernes
Viernes
Venerdì
Vendredi
Sábado
Sábado
Sabato
Samedi


Em espanhol, francês e italiano, os dias também são contados pela ordem astrológica, mas sábado e domingo seguem a mesma lógica do português.



Há muita polêmica em relação ao que se chama  de dia santo,devemos  guardar o sábado ou domingo?



Origem:


O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses.
O início do ano judaico se dá no mês de Tishrei(Setembro/Outubro). O calendário judaico começa com a criação da 'neshamá' (estrutura espiritual/alma) de Adão, o primeiro homem dentro da crença judaica, há cerca de 5773 anos (em 2012).

Cálculo do calendário

Para desenvolvermos um cálculo exato do calendário judaico devemos definir 3 características do ano requerido:
  • Se este ano tem 12 ou 13 meses (chamaremos Shaná Meuberet o ano com 13 meses).
  • Em que dia da semana cai o primeiro dia do ano, o Rosh Hashaná.
  • Se os meses de Cheshvan e Kislev têm 29 ou 30 dias.


Quantidade de dias nos meses judaicos


Como o ciclo da Lua é de aproximadamente 29 dias e meio, os meses do calendário judaico se alternam entre 29 e 30 dias. O mês de Tishrei tem sempre 30 dias, o mês de Cheshvan tem normalmente 29 dias, o mês de Kislev tem normalmente 30 dias, o mês de Tevet tem sempre 29 dias, O mês de Shevat tem sempre 30 dias, o mês de Adar tem sempre 29 dias, O mês deNissan tem sempre 30 dias, o mês de Yiar tem sempre 29 dias, O mês de Sivan tem sempre 30 dias, o mês de Tamuz tem sempre 29 dias, O mês de Av tem sempre 30 dias, o mês de Elultem sempre 29 dias.

Em hebraico, os dias da semana são: 



YOM EHAD  DIA 1
YOM XENI  DIA 2
YOM XELIXI  DIA 3
YOM REBIHI  DIA 4
YOM HAMIXI  DIA 5
YOM XIXI  DIA 6


Adaptado ao calendário Juliano e posteriormente o Gregoriano ficou assim:


NúmeroDiaHebraicoNome em hebraicoAbreviação
1domingoYom Rishonיום ראשוןא'
2segunda-feiraYom Sheniיום שניב'
3terça-feiraYom Shlishiיום שלישיג'
4quarta-feiraYom Reviʻiיום רביעיד'
5quinta-feiraYom Ḥamishiיום חמישיה'
6sexta-feiraYom Shishiיום שישיו'
7sábadoShabatשבתשבת


Esse é o calendário secularizado que os sabatistas guardam hoje,totalmente adaptado sob influência católica


1-O MÊS LUNAR ,o Shabbat real!

 Conforme a Bíblia, em Gênesis 1:14, a  Lua serve: para marcar
sinais, estações, dias e anos.

 Não bastasse essa revelação, a  Lua manifesta-se com incrível
periodicidade; dessa forma, o seu  surgimento em fases regulares no
céu noturno, subsidiou a construção dos  primitivos calendários,
perpetuando-se, inclusive, no judaico.



2-CALENDÁRIO GREGORIANO


Denomina-se calendário gregoriano o calendário promulgado pelo Papa Gregório XIII em 1582 e adoptado imediatamente por EspanhaItália,PortugalPolónia e, posteriormente, por todos os países ocidentais.
A mudança do calendário juliano ou antigo para o calendário gregoriano ou moderno não teve lugar ao mesmo tempo em todo o mundo, o que causa uma certa confusão na harmonização de datas e na datação de eventos entre os séculos XVI e XX.
Em 1582, o Papa Gregório XIII, aconselhado pelos astrónomos, decretou pela bula Inter gravissimas que quinta-feira4 de Outubro de 1582 seria imediatamente seguido de sexta-feira 15 de Outubro para compensar a diferença acumulada ao longo de séculos entre o calendário juliano e as efemérides astronómicas.

Aprovado pelo Papa Gregório XIII e adotado pelos estados católicos, o calendário gregoriano foi imediatamente adoptado em EspanhaItáliaPortugal e Polónia. Em França, Henrique III decreta o ajuste dos dias em Dezembro.
Grã-Bretanha e os países protestantes apenas adaptaram o novo calendário no século XVIII, preferindo, segundo o astrónomo Johannes Kepler, "estar em desacordo com o Sol a estar de acordo com o Papa". A adopção do calendário na Grã-Bretanha e suas colónias em 1752 foi pretexto para protestos e motins porque muitos pretendiam receber o seu salário mensal em vez da correcta proporção de 21 dias de trabalho efectivos.
Os países da tradição da ortodoxa apenas o adoptaram no início do século XX. Na Rússia, só após a Revolução de Outubro de 1917, que segundo o calendário gregoriano ocorreu já em Novembro, é que a recém-formada URSS adoptou o calendário gregoriano, em 1918.


Observe os países de Lingua latina são aqueles que colonizaram  a maioria da América e que por fim levaram com o catolicismo o calendário gregoriano influenciando toda cristandade não somente Católica como protestante,posteriormente !

Isso quer dizer que também até a parte central e norte da América que hoje sob divisão Católicos e protestantes também adotaram esse calendário debaixo da força influente do Catolicismo romano.

Sim os sabatistas que defendem a guarda do sábado semanal estão longe do  Shabbat(descanso) do sinai há muito tempo,já que os dias do calendário judaico eram definidos por luas e não por um sistema religioso-humano.

CATECISMO PURITANO SOBRE O QUARTO MANDAMENTO REVELA FIDELIDADE A PALAVRA!
O que dizem os puritanos sobre o verdadeiro dia de Descanso,vejamos:

O que se exige no quarto mandamento?
Resposta. O quarto mandamento exige que sejam reservados santos para Deus os tempos que Ele determinou em Sua Palavra, especialmente um dia completo dos sete, que deve ser um sábado santo a Ele (Levítico 19:30."Guardareis os meus sábados, e o meu santuário. Eu sou o Senhor". Deuteronômio 5:12. "Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus")

Como se deve santificar o sábado?
Resposta. O dia do Senhor deve ser santificado através de um descanso santo do dia inteiro, até mesmo de trabalhos e divertimentos mundanos que são certos nos outros dias (Levítico 23:3. "Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações"), e passar o tempo inteiro em adoração pública ou particular a Deus (Salmo 92:1-2. "Bom é louvar ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade"), exceto nas obras necessárias de caridade (Mateus 12:11-12. "Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados")


COERÊNCIA E FIDELIDADE  E SUBMISSÃO AS ESCRITURAS SAGRADAS.

Devemos antes de impor sobre as pessoas um fardo que elas não vão suportar,pesquisar,estudar sobre o assunto e principalmente olhar com humildade e pericia o contexto histórico,cultural de um povo,antes de afirmar pontos importantes das escrituras sagradas!

Sim! Devemos tirar um dia de descanso para adorar ao senhor e isso não é necessariamente um dia preso aos calendários de tempos humanos,mas, do shabbat divino .Tire um dia para louvar o senhor e o adorar no tempo de sete dias!

PODEMOS CONCLUIR! 
Esse sábado que os Adventistas guardam nada mais é do que o sabbatum pagão Católico,fruto da ignorância e de uma seita que tem por sua coluna o engano e a incredulidade, brotando de uma falsa profetiza e seus ensinos diabólicos que diminuem a centralidade em Cristo e  tentam usurpar o seu trono!




Resto do Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário